Acolher a diversidade de indivíduos e contar com professores preparados para a
escola inclusiva! Eis o grande desafio da educação na atualidade.Entende-se que é urgente a necessidade de rupturas de velhos paradigmas de uma
educação padronizada, com a visão homogênea de alunos classificados segundo padrões de
normalidade. Uma educação que segrega e exclui aqueles que não se enquadram aos padrões
estabelecidos unilateralmente.
incluir, além das crianças com deficiências, aquelas que estejam
experimentando dificuldades temporárias, que repetem continuamente os
anos escolares, que não têm onde morar,, que trabalham para ajudar no
sustento da família, que sofrem de extrema pobreza, ou que simplesmente,
estão fora da escola, por qualquer motivo.
Portanto, a inclusão não se refere apenas ao aluno com deficiência, mas a todos que
possuem algum tipo de dificuldade de aprender. A inclusão, conforme Mittler (2003, p. 17),
“diz respeito a cada pessoa capaz de ter oportunidades de escolha e autodeterminação”. Tal
abordagem, em educação, significa ouvir e valorizar o que os alunos têm a dizer,
independente de sua idade e dos rótulos recebidos ao longo de sua história de vida.
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