"A maior parte das gaivotas não se preocupa em aprender mais do que os simples fatos do voo — como ir da costa à comida e voltar. Para a maioria, o importante não é voar, mas comer. Para esta gaivota, contudo, o importante não era comer, mas voar. Antes de tudo o mais,Fernão Capelo Gaivota adorava voar." Richard Bach
http://www.consciesp.com.br/pla_2arquivos/capelogaivota.pdf

domingo, 21 de abril de 2013

Meu filho é Down... e agora?

Francilma Coutinho Sousa

O diagnóstico de Síndrome de Down e a forma como a notícia é absorvida terá grande influência em processos posteriores. Trata-se de um momento muito marcante para a vida de uma família: o bebê “perfeito”, tão esperado não está mais lá. Mas o que é mesmo perfeição? Quem determina o que é ou não normal? Como Ananda falou, minha filha de 9 anos. “Minha mães, o

Ananda e Artur, meus amores
que é que tem? Ele é meu irmão, todo mundo é diferente...”

Questionamentos, angústias, medos e ansiedades permeiam a mente e o coração de todos: O que fazer agora? Como ele será? Terá distúrbios severos? Como cuidar dele? Como reagirá diante da vida? Conseguirá sua independência?

Não há como mudar os fatos, é preciso encarar a realidade, buscar meios para entender e ajudar. E é justamente quando se encara a realidade que se percebe o quanto tudo é natural e especial, especial na totalidade da palavra. É preciso compreender e aceitar, trabalhando com as limitações e vibrando com as conquistas.

Estimular precocemente uma criança é fundamental para a ampliação do seu desenvolvimento futuro. Ao estabelecer a relação entre o eu e o outro, reafirmando sua identidade, a criança poderá formular esquemas mentais e, buscar, dessa forma, meios para enfrentar os desafios. Quanto mais cedo forem iniciados os processos interventivos, mais minimizadas serão suas limitações.

É imprescindível a busca pela autonomia, numa perspectiva global, percebendo o ser em sua totalidade, quer seja nos aspectos motores, sensoriais, cognitivos, emocionais, interacionais, para que o indivíduo possa ser capaz de aprender e apreender, interagindo e agindo ante a sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário