"A maior parte das gaivotas não se preocupa em aprender mais do que os simples fatos do voo — como ir da costa à comida e voltar. Para a maioria, o importante não é voar, mas comer. Para esta gaivota, contudo, o importante não era comer, mas voar. Antes de tudo o mais,Fernão Capelo Gaivota adorava voar." Richard Bach
http://www.consciesp.com.br/pla_2arquivos/capelogaivota.pdf

terça-feira, 26 de junho de 2012

Algumas dicas

Achei este material muito interessante. Ele me  ajudou e ajuda muito nos momentos de dúvidas e medo. Espero que sirva para você também. Faz  parte do livro de ANA BEDUSCHI NAHAS: Síndrome de Down e meu filho, disponível em: http://pt.scribd.com/doc/66754113/Sindrome-de-Down-e-Meu-Filho

 
Ø  Permita-se sentir tristeza. Dê-se tempo para chorar e sofrer. Não queira ser forte 100% do tempo.
 
Ø  Tire um tempo do seu dia para pensar nos seus sentimentos, nas suas dúvidas. Compartilhe esses sentimentos com alguém.
 
Ø  Não se sobrecarregue, não queira fazer tudo sozinho. Concentre-se nas coisas mais imediatas a serem feitas; cuidar de si e do bebê devem ser prioridades.

Ø  Procure outros pais de crianças com síndrome de Down. Eles se importam com os seus sentimentos, por que já passaram por eles. Pais de crianças mais velhas que o seu filho podem falar de suas experiências, de suas alegrias, podem lhe encorajar, podem mostrar que a vida continua e que todos podem ser felizes.
 
Ø  Lembre-se que seu filho tem seus genes, também. Ele pode ser parecido com o pai, com a mãe, com os irmãos ou avós. Pessoas com síndrome de Down se parecem muito mais coma sua família do que entre si.
 
Ø  Aprenda sobre a síndrome de Down. Fatos ajudam a substituir dúvidas e preconceitos. Informações podem fazer com que você se sinta mais confortável e mais seguro com a síndrome de Down. Conhecimento traz sabedoria, quando mais você souber sobre a síndrome de Down, mais poderá se envolver na vida do seu filho e aceitar como ele é, dando-lhe todas as condições para que ele se desenvolva plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário